26 de Junho de 2012

Nomes chiques para crianças


O post que fiz há mais de um ano com o título "Nomes chiques para bebés" é um dos mais visitados e comentados do blog. A procura deste tipo de nomes não é nada surpreendente e é muito natural, tal como as reacções aos nomes que, na altura, apontei como nomes que eu considerava chiques. Como é um post muito longo, e nem toda a gente tem tempo para ler a explicação, concentram-se apenas nos nomes que salientei e sentem-se defraudados. Assim, resolvi refazer o post, tentando ir ao encontro das expectativas do leitor, que quero sempre que saia daqui contente! A primeira das listas que se segue parece-me bastante consensual em Portugal

Femininos

  • Maria
  • Leonor
  • Matilde
  • Mariana
  • Beatriz
  • Inês
  • Carolina
  • Francisca
  • Madalena
  • Mafalda
  • Constança
  • Camila
  • Carlota
  • Benedita


Masculinos

  • Rodrigo
  • Afonso
  • Tomás
  • Gonçalo
  • Francisco
  • Guilherme
  • Dinis
  • Gustavo
  • Salvador
  • Vasco
  • Lourenço
  • Frederico

Os nomes foram ordenados tendo em conta a popularidade no ranking de 2011; todos eles tiveram mais de cem registos e, no total, são mais de 33 mil, num universo de 97. 137 nomes registados. 

A lista que se segue inclui nomes que me parecem mais discutíveis: 


    • Alice
    • Antónia
    • Caetana
    • Concha
    • Domingas 
    • Graça / Maria da Graça
    • Laura
    • Luísa
    • Maria do Carmo
    • Sancha
    • Teresa
    • Victória


    • António
    • David
    • Duarte
    • Gil 
    • Henrique
    • Manuel
    • Sancho

Que nomes excluiriam desta categoria de "nomes chiques"? Quais estão nitidamente em falta? E agora pergunto aos leitores brasileiros: quais são os nomes considerados chiques no vosso país? 

32 comentários:

Xoru disse...

Dos nomes apontados como chiques excluo Camila e Gustavo, acho que não são vistos pela generalidade como nomes chiques, pelo menos falo por mim. Os restantes concordo. Acho que António, Henrique e Teresa também são vistos como nomes chiques embora perceba que são nomes mais transversais e a categorização como chique seja mais complexa.

Acho que incluia também Bernardo e o tão adorado Vicente.

Patrícia disse...

Aqui no Brasil acho que os nomes chiques oscilam entre o Maria "qualquer coisa", Maria Tereza, Maria Fernanda, Maria Cacília.. e os pequenos q, para mim, não me entram.. mas são chiques para a maioria das pessoas; Luna, Lara, Isa, Flora, Flor...
De meninos sempre os mais clássicos e antigos, Francisco, Antônio, Joaquim, Eduardo, Bernardo...
Essa é a minha opinião :)

Rafael disse...

Eu excluíria Camila, Laura, Gil, David associo a pessoas menos "certinhas", por isso, na minha opinião, não dá para chique...
Gustavo também me deixa dúvidas, porque acho que é simultâneamente chique e rebelde!

Eu acrescentaria Cipriana, apesar de só ter tido apenas um registo, acho um nome muito chique e bonito :)

Dora disse...

É difícil separar os nomes betinhos dos chiques. A minha opinião é que por exemplo Carlota é betinho e nada tem de chique.Para mim chique não tem a ver com a classe social, mas com intemporalidade, ser clássico, soar bem, ser comum mas distinto. Penso que na lista feminina poderia estar:

-Catarina
-Helena
-Luísa

Na lista masculina:

- Filipe
- Álvaro
- Henrique

Anónimo disse...

Raúl Dinis é o nome do meu filho. Eu acho chique!:)

Marieta disse...

sou brasileira e pra mim e talvez para a maioria dos brasileiros os nomes chiques sao:

Femininos:

Alice
Catarina
Beatriz
Isabel
Fernanda
Eduarda
Victoria
Helena
Clara
Lurdes
Clarisse/Clarice
Cecilia

Meninos:

Antonio
Fernando
Benício
Joaquim
Henrique
Augusto
Felipe
Manuel
Afonso
Octávio
Francisco
Eduardo

acho que nos femininos, muitos incluem o Maria na frente de nomes que consideram mais "pesados" como Fernanda/Eduarda/Victoria, discordo com a patrícia nao considero nomes compostos nem um pouco elegante. poderia citar muitos nomes, mas acho que alguns ja foram banalizados demais outros soam muito antigos ou diferentes... acho que muitos fogem talvez do considerado "chique" para a classe baixa como Luna, Yasmin, Kamilly... entre outros acho que por isso nao consigo incluir Camila nem Sofia na lista por causa das variações dispensáveis...

sophia disse...

acrescentaria Sebastião aos chiques

Patrícia disse...

Marieta, não falei que os nomes compostos são chiques, assim como você, citei apenas os nomes que são acompanhados por Maria.
Muito interessante sua colocação, bem parecido com o q eu vejo.

christina disse...

Acrescentaria Sebastião e Caetana aos chiques.

Infanta Filipa disse...

Sophia e Christina, concordo em absoluto, faltou Sebastião... Dora, eu olho para esta lista e só vejo nomes betinhos, mas acho que é esse glamour associado às elites que os torna "chiques" aos nossos olhos!

Marieta, nunca pensei que Lurdes fosse visto como chique!

Brites disse...

O facto de ver nomes classificados de chiques ou betinhos mais depressa me faria abandoná-los como opções do que escolhê-los. Dos meus 3 filhos, nenhum tem o nome classificado como chique. Ainda bem. O que não quer dizer que não haja na lista alguns nomes de que eu goste. Mas é uma pena terem ganho essa conotação.

Beth disse...

engraçado, sou brasileira e concordo com todos os nomes citados pela Marieta exceto Felipe por uma simples razão- as variações... como por exemplo fillipi felype fellipo fillip phelipe ... talvez em Portugal por não ser aceito todos os nomes as pessoas não associem um nome as suas variações, mas sempre que um nome tem muitas formas acabo deixando de lado. nomes chiques ao meu ver seriam nomes que as classes mais altas poem aos filhos como:

Femininos:

Catarina
Beatriz
Isabel
Fernanda
Eduarda
Victoria
Helena
Clara
Lurdes
Cecilia
Constança
Madalena
Benedita
Josefina

Masculinos

Antonio
Fernando
Benício
Joaquim
Henrique
Augusto
Manuel
Afonso
Octávio
Francisco
Eduardo
Gaspar
Gonçalo
Vicente
Bento

queria por Carolina e Alice, mas acho que esses nomes já foram banalizados demais... nao consegui aceitar Clarisse na lista, nao me agrada nem um pouco os 2 "s" e me lembra Larissa/Larisse nome que me soa incompleto por alguma razão. Filipa, não sei como pode não lembrar de Lurdes ao pensar em nomes chiques!

J. disse...

Para mim, a questão do chique tem muito a ver com a moda, mais precisamente com a fuga à moda.
Um nome demasiado transversal não é chique.

Excluía, portanto, dos consensuais femininos Matilde, Leonor e Beatriz, já que são de tal forma vistos que são tudo menos chiques.
Se considero bonitos, sim, até muito, mas não chiques.
Excluo também o nome da minha filha, Mariana, por o considerar completamente transversal em termos sociais.
Acrescentava Joana na lista dos mais consensuais, pois considero que, hoje em dia, é menos transversal.
Nos menos consensuais estão os que considero mais «chiques»,
sendo que acrescentava Pureza, Rosário, Maria do Mar e Isabel (aliás, Teresa e Isabel são, para mim, os mais chiques de todos).
Retirava daí Alice (que associo à esquerda caviar)
e Victória (para mim é nome de filha de jogador da bola, não é chique).

Nos masculinos, tal como nos femininos, retirava dos consensuais Rodrigo, Dinis e Salvador - são demasiado vistos para os considerar chiques (Tomás está quase nessa categoria).
Faltam aqui Vicente e Nuno.
Reparei que a Filipa não colocou Martim e eu concordo.
Fiquei também surpreendia por não colocar Bernardo, que também não considero chique em determinada faixa etária, mas que sei causar mais discussão.
Nos menos consensuais, retirava David, de que não gosto
e acrescentava José, Sebastião (muito falado), Jorge, Jaime, Eduardo e Alexandre.
Nos masculinos, considero Eduardo e Henrique o top dos nomes chiques.

Infanta Filipa disse...

Nós, apreciadoras de nomes e das suas tendências, temos uma visão do nome chique muito diferente da do comum cidadão. Reparem: coloquei precisamente o número de registos desses nomes "chiques" para mostrar que hoje em dia esses nomes podem criar a ideia de pertença mas, na verdade, já são nomes demasiado comuns.
Pessoalmente também não são o tipo de nome que mais me atrai, mas é inegável que este é conjunto de nomes é "bem-visto"...
Tal como Sebastião, não coloquei Martim por esquecimento, até porque acho que é o perfeito exemplo de um nome que passou a ser visto como chiquíssimo! Quanto a Bernardo, acho que em tempos foi chique, mas hoje já não acho tanto...
Beth, em Portugal Lurdes é um nome em desuso e acho que poucas pessoas o conseguiriam incluir nessa categoria de chique!

J. disse...

Por acaso, ao ler o post, pensei nos números... É que os n registos afastam logo a ideia de chique para mim. Mas aí está, para pôr a um filho ou aconselhar uma amiga não procuro um nome chique, mas sim um nome de que goste e que não se oiça todos os dias, a toda a hora. Tive esse dilema com Matilde, que adoro, mas que excluo porque toooooooda a gente agora tem uma Matilde (desde a neta da empregada da minha avó até à colega de faculdade, passando pela senhora da caixa do supermercado). Isso faz com que, para mim, não seja chique. Mas não considero feio, pelo contrário, e acho que não envergonha ninguém, nunca. Já Domingas, que acho que amo porque gosto de nomes, considero chique, mas consigo ver que uma Domingas possa ter alguma dificuldade em agradecer sempre aos paizinhos pelo nome. Já agora, gosto muito da palavra chique, porque me lembra sempre o Eça e a sua fina análise da sociedade portuguesa, com esta eterna busca da pertença social.

Dora disse...

J. sem dúvida, a palavra chique faz-me lembrar os Maias com o Dâmaso Salcede sempre em busca do "chique a valer". :) Não sou apologista de nomes ditos chiques e não consigo deixa de sentir que a grande maioria são betinhos...É muito interessante perceber as diferenças entre o que é "fino" em Portugal e no Brasil. Existem diferenças interessantes. Lurdes e Joaquim aqui estão completamente em desuso. No Brasil Carlota, Leonor, Matilde passam ao lado.

Rita disse...

Quando penso em nomes "chiques", vêm-me logo à ideia os nomes super católicos - não os "do povo" como Lurdes, Fátima e Conceição - mas sim os verdadeiramente antigos, quase de freira:

Maria da Assunção
Maria do Rosário (Rosarinho)
Maria do Mar
Maria do Carmo (Carminho)
Maria das Mercedes / Mercês
Maria do Pilar
Maria das Neves
Maria da Luz
Maria da Paz
Maria da Pureza
Maria Flor
Maria da Piedade
Maria da Graça

E para rapaz, os nomes mesmo antigos (e todos os seguidos de Maria, claro):

Lopo
Domingos
Xavier
Tristão
Jaime
Cristóvão
Lourenço
Benjamim

larissa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Rita disse...

Da lista da Infanta Filipa, acho que os nomes chiques são:
Maria
Leonor
Beatriz
Inês
Madalena
Contança
Camila
Carlota
Benedita

Da lista da Infanta Filipa, acho que os nomes chiques são:
Rodrigo
Afonso
Tomás
Gonçalinho
Guilherme
Salvador
Vasco
Lourenço


Poria os nomes:

(nomes femininos)
Filipa
Diana
Alice

(nomes masculinos)
Santiago
Bernardo

Sabidinha S2 disse...

Eu acho muito lindo nomes clássicos e diferentes, com charme e suavidade, como
Anabele, Lucinda, Talia, Ariadne, Dora, Sofia, Julia, Alis e Silena.

Anónimo disse...

Oi eu sou Laura Andrelynne eu colocaria o meu, Alice, Sophia, Marsílea, Julie, Adele, Clarissa, Nicole, Lousianne. Minha filha se chamará Alice Sophia, ou Clarissa Nicole...

Anónimo disse...

Carla-grzielly-Rayssa-Rebeca-Rebeka-ludymilla-ludimila-Luana-Luanda-Rhayelly-yakira-gabrielly
=) Meu nome e ==>>LUDIMILA LUANA<<==
*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*

Teresa disse...

Não dá para comparar os nomes que se utilizam em Portugal, com os nomes que se utilizam no Brasil. Os nomes que nós achamos mais bonitos raramente são usados no Brasil. Por outro lado, a maioria dos nomes populares no Brasil são inconcebíveis por cá, embora haja uma faixa da população que, sobretudo por causa das novelas, adoptou alguns nomes marcadamente "brasileiros".
Quanto aos nomes "chiques" ou "betinhos" de bom ou mau gosto, depende muito do espaço em que nos inserimos. Basta ver pelas escolas e pelos nomes das respectivas crianças. Na turma do meu filho de 10 anos ( onde há nomes como Duarte, Salvador, Sebastião, Manel Maria, Zé Maria, António Maria, Lourenço, Vasco, Bernardo, Francisco, Benedita, Caetana, Maria do Mar, Maria do Carmo, Francisca...) um Ruben ou uma Vanessa eram, certamente, olhados de lado. Por outro lado, conheço muitas pessoas, pais de Hugos Brunos e de Soraias Alexias, que gozariam com qualquer dos nomes da turma do meu filho...

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Teresa, gosto especialmente do segundo parágrafo do seu comentário :D

uma dona mãe babada disse...

os nomes que acho mais chiques, alguns estão nesta lista (outros que estão na lista nao me parecem chiques) e outros nao foram mencionados.

menina: Maria, Carlota, Carmo, Caetana, Sancha, Eduarda, Pilar, Matilde, Mercês, Constança, Madalena, Benedita, Francisca, Rosário. Leonor e Beatriz já nao entram aqui por serem muito banais (adoro mas não escolhi para a minha filha pela mesma razão).

menino: Simão, Martim, Sebastião, Duarte, Afonso, Vicente, Manuel, António, Bernardo, Tristão, Dinis, Salvador, Santiago, Lourenço, Francisco, Tomás. (não gosto de nenhum, confesso... mas o probelma também é meu que só gosto de nomes de menina hehehe)

Bianca disse...

Olá!

OS nomes que eu gosto e que provavelmente colocarei em meus filhos serão:

Maria, mas só Maria sem acompanhamentos!
Lúcia
Helena
Mariana
Isadora
Emília

Bento (esse com certeza)
Otávio (com certeza tb rs)

SBarreiros disse...

Adorei o comentário sobre o nome Alice acerca de ser "esquerda caviar". Concordo totalmente e achei engraçado o adjectivo.

Anónimo disse...

Oi , me chamo sâmella , tenho algumas sugestões
Meninas /
Sâmella
Eduarda
Catarina
Anabele
Perola
Mariah
Sofie
Alice


Meninos /
Matias
Bernard
Lucca
Tomás
Leonardo
Otávio
Orlando
Augusto

Anónimo disse...

Boa noite!

É verdade que existe uma tendência para categorizar os nomes como "os chiques", "os mais ou menos" e "os nada Chiques"... Na minha opinião é mesmo uma questão de gostos e, como diz o ditado, gostos não se discutem. O que importa é que os papás de identifiquem com o nome que vão dar à criança (seja porque gostem, ou por homenagem a alguém, ou o motivo que for).

De qualquer modo, posso dizer que somos 5 irmãos de um família dita tradicional em relação aos nomes... A minha mãe chama-se Maria do Carmo e o meu pai António. Eu, Teresa (Teresinha, 32 anos), sou a Filha do meio e a primeira filha mulher. Antes de mim, vieram os manos Duarte(Dú,37 anos)e Guilherme(Gui,35 anos),
e depois as manas Mariana (Minana, 28 anos) e Luísa (Luisinha,26 anos)... Se eu olhar para a lista fico a achar que somos todos muito chiques! uauuuu!!! :)
Na realidade não somos! Somos uma família super normal, como tantas outras, e posso dizer que os meus pais tiveram bom gosto na escolha dos nossos nomes. Mas isto porque eu gosto destes nomes e na minha familia usam-se estes nomes.
Para mim, por exemplo, na escolha dos nomes, há uma coisa que se torna imperativa: não pode ter vogais demasiado abertas... tipo, Sónia, Carla,Cátia... Não quer dizer que considere nomes horrorosos, mas não gosto do sonoridade. Portanto quando escolhi para as minhas filhotas, escolhi nomes portugueses, tradicionais, com os quais me identifico : Benedita (6 anos) e Constança (3 anos). Agora está a chegar o rapaz (faltam 2 meses, ou talvez menos...). Depois de muitas ideias e opiniões será Dinis.
Consideram nomes chiques? Eu considero nomes com história,bem portugueses...
Resta-me dizer que temos por hábito familiar não repetir nomes, e depois de 12 sobrinhos (7 dos meus irmãos e 5 dos irmãos do maridão) não é fácil... já agora, os nomes dos meus sobrinhos/as:
Lourenço, Sebastião e Clarice (do mano Duarte); Isabel(inha), Tomás e Maria da Luz (do mano Guilherme) e o pequeno Manel (da mana Mariana). Depois os sobrinhos por marte do maridão Frederico: Salvador e Vicente; Maria Helena, Bernardo e Maria Beatriz.

Como li em qualquer lado, acho que o chique terá mais a ver com o sobrenome do que propriamente o nome que escolhemos...
Espero que esta pequena apresentação da minha simpática família calhe como sugestão a alguns indecisos... eu pretendo ficar por aqui!

lua disse...

Nomes chiques(elegantes) para mim são nomes que, aqui no Brasil, é visto como antigo e que poucas pessoas usam, por exemplo, Sofia, Júlia, Alice, Manuela, Isabela, Isadora, Valentina e Beatriz não tem nada de chique. Dos meninos os que não me transmitem ser chiques são: Miguel(mesmo gostando muito do nome), Davi(David em Portugal), Bernardo, Nícolas, Pedro, Mateus e Lucas(mesmo sendo o nome do meu irmão) também não são chiques. OBS: Victória pode ser tudo, menos chique e como disseram acima, parece nome de filha de jogador e isso não é um elogio ao nome.
Chiques para mim são os nomes(F):
Joana
Elisa
Luma
Betina
Flora
Rosa(Maria Rosa, Ana Rosa)
Maria Flor
Olívia
Maria Lis
Íris
Antonela
Isabel


*para mim só esses compostos de Maria são chiques, o resto está banalizado

Chiques para mim são os nomes(M):

Manuel
Nuno(pra mim é o nome mais chique)
Luís ( nome de rei, chique não é?)
Alberto
Ricardo
Benício
Augusto
Filipe
Raúl
Andres(não André)
Fernando

Noelma Nascimento disse...

considero como chique:
Masculino:
David
Rair
Henrique
como podem esquecer Thiago na lista dos chiques.
Feminino:
Noemy
Eliza
Hillary
Talvez não sejam muito popular porém são chiques.

patricia disse...

Eu acho que Sancho , eu particularmente nao axo que convem ... E tbm acho q o nome Patricia nao seja la muito retro.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails